quinta-feira, 27 de agosto de 2015

ESTOU APRENDENDO ALGO NA MINHA JORNADA

Quer de fato compreender uma pessoa, seja ela quem for? Ouça tudo o que ela lhe falar, mas observe atentamente o que ela faz. Ouvindo o que ela diz, porque tudo o que falamos vem do nosso coração, e da nossa consciência. Observando, porque só assim saberemos se essa pessoa é o que ela diz, e afirma ser. Não tem segredo, mas requer uma atenção especial a todos que estão a sua volta. Inclusive me faz lembrar até de uma velha história do, Don Juan de Molière. Ele está sentado em uma esquina quando passa um nobre. O estranho que está passando é Don Juan, um homem amargo que tem sua fortuna e seu caráter arruinados. - Uma esmola pelo amor de Deus: pede o mendigo. - Don Juan para, tira do bolso sua última moeda de ouro e estende-a sobre os braços estirados do mendigo. E fala: - blasfeme de Deus, e eu a darei a você. - Ah! Não, meu senhor - diz o mendigo. - Eu nunca faria isso. Veja quão escandalosamente é a Graça do Eterno. O mendigo que não tinha nada aos olhos do Don Juan, prefere não blasfemar contra Deus. Pois ele mesmo não tendo nada, sabia que tinha exatamente tudo a Graça. Acho que ele pensou: Posso morrer de fome, mas não blasfemarei contra o meu Deus, pois recebi a Graça de Graça, e não posso joga-la fora, por uma miséria de moeda, talvez Don Juan poderia trazer um baú cheio de moedas o mendigo ainda mesmo assim não blasfemaria contra o seu Deus. Você agora entende que o que faz nossa existência existir não é o que temos, e sim o que somos. Pois o que temos um dia desaparecerá: assim como a neblina da manhã. Já o que somos: é o que nós iremos carregar conosco nas manhãs de nevoeiros, nas tardes ensolaradas, nas noites aconchegantes, e nas madrugadas frias e geladas. A gente somos o que somos. Mas nem sempre somos o que deveríamos ser, por isso considero todos os dias este pensamento: todo almoço, todo jantar, por mais simples que seja, é um banquete oferecido a Deus com Oração e Gratidão ao seu Nome. Isso significa Gratidão ao Eterno. Acho que não tem jeito melhor do que encerrar essa reflexão com esse provérbio: O orgulhoso será logo humilhado; mas com os humildes está a sabedoria. Provérbios 11:2.




Nenhum comentário:

Postar um comentário