terça-feira, 27 de junho de 2017

UM RECADO ÀS FAVELAS DE ITAQUÁ

Terça-feira 27 de junho de 2017 meus olhos presenciou a frieza da prefeitura de Itaquaquecetuba, derrubaram todas as casinhas da invasão, nova esperança, digo que eles foram frios levando em consideração a situação que os moradores foram largados. Será que ao menos eles pensaram nas crianças? Eles crucificaram a esperança das criancinhas, no entanto não me preocupo, pois sei que Deus ressuscitará ela.

O mais triste é ver a mídia reproduzir as palavras de um major que diz: "é uma área de preservação permanente, por lei estadual, e área de várzea do Tietê sujeita a inundações e não tem condições das pessoas viverem." — Alguém viu algum morador sendo entrevistado para dizer a sua versão? Se realmente eles alguma vez sofreram com inundações? Não, a mídia deu prioridade para o sistema como sempre... Bem que Malcolm X dizia: “Se você não for cuidadoso, os jornais farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo.” — Agora, ache ruim quem quiser, minha consciência tem muito mais comunhão com aquilo que Malcolm X disse, do que, com aquilo que o major justificou.

Faço apenas uma pergunta: A maneira que essas pessoas foram tiradas donde ansiava solidificar a estrutura de uma família foi correta? — Eu como um ser humano, um ser racional, um discípulo de Jesus de Nazaré, digo que não... Será que um parque ambiental é mais importante do que milhares de humanos? Será que somos o problema das enchentes metropolitanas de São Paulo? A algum mal em ser um morador de uma favela? Vocês já viram alguém da Vila Sonia, Fiorelo, ou algum outro bairro próximo derrubando as madeiras da mata? Pois é exatamente isso que o projeto Várzea do Rio Tietê diz que fazemos e somos, isso é o que a secretaria do meio ambiente justifica para criar esse parque. Eu particularmente me orgulho muito em ser um favelado, levando em consideração o significado da palavra "favela" que provêm de um arbusto ou árvore, sinto-me ligado a natureza. Sim sou um favelado nessa definição, e com muito orgulho. Agora a ironia da acusação do meio ambiente é de que a culpa é da favelização. Não podemos deixar que eles nos definam como conjunto de habitações populares que utilizam materiais improvisados em sua construção tosca, e onde residem pessoas de baixa renda. Até não podemos ter os mesmos recursos que os Play Boys, mas temos dignidade e somos pobres favelados com orgulho.

No entanto não percamos a esperança, Mahatma Gandhi uma vez ensinou para nós nunca perder a fé na humanidade, pois ela é como um oceano. Só porque existem algumas gotas de água suja nele, não quer dizer que ele esteja sujo por completo. Acredito na força do amor e confio plenamente na justiça Divina, e me sujeito a ela. Mais jamais respeitarei leis injustas criadas pelos homens, leis que beneficiam os colarinhos brancos e oprimem os maltrapilhos.

Acorda favela, vocês são importantes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário